Teologia Sistemática


(Deus) e logos (palavra, fala, expressão).


Tanto Cristo, a Palavra Viva, como a Bíblia, a Palavra Escrita, são o Logos de Deus. Eles são para Deus o que a expressão é para o pensamento e o que a fala é para a razão.


A  teologia,  é  portanto  uma  Theo‐logia,  isto  é,  uma  palavra,  uma  fala  ou expressão sobre Deus; uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus  que  é  a  expressão  dos  Seus  pensamentos  e,  logo,  é,  também,  o  estudo sobre Sua própria Pessoa. Portanto  teologia é o estudo  sobre Deus,  sua obra e sua revelação.


Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em Rm.3:2 encontramos ta logia tou Theou (os oráculos de Deus); em 1ª Pe.4:11  encontramos  logia  Theou  (oráculos  de  Deus),  e  em  Lc.8:21  temos  ton Logon tou Theou (a Palavra de Deus).


TEOLOGIA SISTEMÁTICA


Nenhuma exposição sobre Deus seria completa se não contemplasse Suas obras e  Seus  caminhos  no  universo  que  Ele  criou,  além  de  Sua  Pessoa.  Toda  ciência provêm e mantêm relação com o Criador de todas as coisas e com Seu propósito na  criação.  E  toda  verdade  é  verdade  de  Deus, onde  quer  que  ela  seja encontrada.  Deus  se  revelou  na  criação  e  nas  Escrituras,  e  a  verdade  achada pelas ciências naturais e sociais, por cristãos ou profanos, não é verdade profana; é  verdade  sagrada  de  Deus  (Cl.2:3).  Toda  verdade,  onde  quer  que  seja encontrada,  tem  peso  e  valor  iguais como verdade, como qualquer outra verdade. Uma verdade pode ser mais útil em dada circunstância, e uma outra em outra, mas ambas têm valor como verdade.


Portanto  é  perfeitamente  lícito  utilizar‐se  de outras  fontes,  enquanto  verdade, para o estudo da  teologia. O estudo  teológico que  incorpora em  seu escôpo o exame das ciências naturais e sociais, é denominado teologia sistemática.


DIVERSAS DEFINIÇÕES DE TEOLOGIA


A)  Chafer:  Uma  ciência  que  segue  um  esquema  ou  uma  ordem  humana  de desenvolvimento  doutrinário  e  que  tem  o  propósito  de  incorporar  no  seu sistema  a  verdade  a  respeito  de  Deus  e  o  Seu  universo  a  partir  de  toda  e qualquer fonte (Lewis Sperry Chafer).


B)  Chafer:  Teologia  sistemática  pode  ser  definida  como  a  coleção, cientificamente arrumada, comparada, exibida e defendida de todos os fatos de toda e qualquer fonte referentes a Deus e às Suas obras. Ela é temática porque segue  uma  forma  de  tese  humanamente  idealizada,  e  apresenta  e  verifica  a verdade como verdade (Lewis Sperry Chafer).


C)  Alexander:  A  ciência  de  Deus...  um  resumo  da  verdade  religiosa cientificamente  arranjada,  ou  uma  coleção  filosófica  de  todo  o  conhecimento religioso (W. Lindsay Alexander).


D) Hodge: A teologia sistemática tem por objetivo sistematizar os fatos da Bíblia, e  averiguar  os  princípios  ou  verdades  gerais  que  tais  fatos  envolvem  (Charles Hodge).


E) Strong: A ciência de Deus e dos relacionamentos de Deus com o universo (A. H. Strong).


F) Thomas: A  ciência é a expressão  técnica das  leis da natureza; a  teologia é a expressão técnica da revelação de Deus. Faz parte da teologia examinar todos os fatos espirituais da revelação, calcular o seu valor e arranjá‐los em um corpo de ensinamentos. A doutrina, assim,  corresponde às generalizações da  ciência  (W. H. Griffith Thomas)


G) Shedd: Uma ciência que se preocupa com o  infinito e o  finito, com Deus e o universo. O material, portanto, que abrange é mais vasto do que qualquer outra ciência. Também é a mais necessária de todas as ciências (W. G. T. Shedd).


H)  Definições  Inadequadas:  Para  definir  teologia  foram  empregados  alguns termos  enganadores  e  injustificados.  Já  se  declarou  que  ela  é  "a  ciência  da religião"; mas o termo religião de maneira nenhuma é um sinônimo da Pessoa de Deus e de toda a Sua obra. Da mesma forma já se disse que ela é "o tratamento científico  daquelas  verdades  que  se  encontram  na  Bíblia;  mas  esta  ciência, embora extrai a porção maior do  seu material das Escrituras, extrai  também o seu material de  toda e qualquer  fonte. A  teologia  sitemática  também  tem  sido definida  como  o  arranjo  ordeiro  da  doutrina  cristã;  mas  como  o  cristianismo representa  apenas uma  simples  fração de  todo o  campo da  verdade  relativa  à Pessoa de Deus e o Seu universo, esta definição não é adequada.


OUTRAS TEOLOGIAS


A) Teologia Natural: Estuda  fatos que se  referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.


B) Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos  relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.


C)  Teologia  Bíblica:  Investiga  a  verdade  de  Deus  e  o  Seu  universo  no  seu desenvolvimento divinamente ordenado e no  seu ambiente histórico  conforme apresentados  nos  diversos  livros  da  Bíblia.  A  teologia  bíblica  é  a  exposição  do conteúdo  doutrinário  e  ético  da  Bíblia,  conforme  originalmente  revelada.  A teologia bíblica extrai o seu material exclusivamente da Bíblia.


D)  Teologia Histórica:  Considera  o  desenvolvimento  histórico  da  doutrina, mas também investiga  as  variações  sectárias  e  heréticas  da  verdade.  Ela  abrange história  bíblica,  história  da  igreja,  história  das missões,  história  da  doutrina  e história dos credos e confissões.


E) Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição  e defesa da doutrina  luterana;  "Teologia Dogmática", por Wm. G.  T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.


F) Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca  aplicar  à  vida  prática  os  ensinamentos  das  outras  teologias,  para edificação, educação, e aprimoramento do  serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.